top of page

MEDICINA VETERINÁRIA INTEGRATIVA

A Medicina Veterinária Integrativa é uma abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, que visa tratar o animal no seu todo: corpo, mente e espírito. Enfatiza as relações entre o Paciente e o Medico Veterinário, e combina tratamentos convencionais com terapias médicas naturais, cuja a segurança e eficácia estão cientificamente provadas.


Numa consulta de Medicina Veterinária Integrativa a(o) Médica(o) Veterinária(o) irá empregar as técnicas de tratamento e diagnóstico que achar mais indicadas, usando todo o seu saber e experiência.

Após um exame clinico e anamnese (história clinica) detalhados e minuciosos, poderá ser necessário recorrer-se a meios de diagnóstico complementares (análises clínicas, rx, ecografia, ecocardiografia, endoscopia, ...) para obter o diagnóstico definitivo.

Após o diagnóstico, o profissional poderá recorrer a uma, duas, três ou mesmo a quatro técnicas naturais referidas noutras secções do site (Acupuntura, Fitoterapia, Alimentação Natural e Aromoterapia) conjugadas, se necessário, com a medicina convencional (vacinação, desparasitação quimica, aplicação e prescrição de produtos farmacológicos sintéticos, pequenas cirurgias e algumas cirurgias de tecidos moles).

 

Recorrendo tanto à vertente convencional como complementar pretendemos dispor do maior número de ferramentas possível para salvaguardar a saúde dos animais. Pretende-se também ter uma medicina o mais sustentável possível, usando de forma equilibrada os recursos naturais e sintéticos que dispomos, dando primazia aos primeiros.

bottom of page